Se tem uma coisa que certamente está na memória afetiva de muita gente é o cheirinho da lasanha aos domingos. Pensando nisso, resolvemos compartilhar esta receita divina de lasanha aos quatro queijos.  

E quando falamos de queijo lá em casa, uma marca que amo e que sempre é a primeira que vem na mente, é a Tirolez. Não só pela qualidade dos dos seus produtos, mas também pela credibilidade e história que a marca possui, por isso, vou citá-la muito por aqui. 

Preparados para a receita? 

Lasanha aos Quatro Queijos 

Ingredientes:  

Molho de gorgonzola:

8 colheres (sopa) de Manteiga Tirolez sem Sal

8 colheres (sopa) de farinha de trigo

1 litro de leite

1 cebola pequena

2 folhas de louro

2 cravos

1 pitada de noz-moscada

1 pitada de pimenta-do-reino

Sal

150 g de Gorgonzola Tirolez 

Montagem: 

500 g de massa de lasanha fresca e pré-cozida

600 g de Mussarela Tirolez ralada

1 sachê de Requeijão Cremoso Tirolez (250 g)

100 g de Parmesão Tirolez ralado 

Modo de preparo: 

– Comece pelo molho de gorgonzola: coloque a manteiga Tirolez em uma panela e deixe derreter em fogo baixo. Acrescente a farinha e deixe tostar, mexendo sempre, até que comece a exalar aroma de castanhas (cerca de 2 minutos). Adicione o leite aos poucos, mexendo vigorosamente para não formar grumos. 

– Para aromatizar o leite, corte a cebola ao meio e, em uma das metades, espete uma folha de louro com um cravo, para que fique presa. Coloque as metades de cebola no molho e deixe-o cozinhar, ainda em fogo baixo, mexendo sempre, até que comece a engrossar (cerca de 15 minutos).

Tempere com a noz-moscada, a pimenta-do-reino e o sal e retire as metades de cebola. Amasse o gorgonzola Tirolez com um garfo e junte-o ao molho ainda quente, mexendo até que derreta completamente. 

– Monte a lasanha: escolha um refratário grande e fundo (22 x 36 cm e 8 cm de altura). Espalhe uma camada fina de molho de gorgonzola no fundo do refratário.

– Distribua (sem sobrepor) as lâminas de massa para lasanha, formando uma camada. Não há problema se ficar algum espaço entre elas. Adicione outra camada de molho e distribua 1/3 do queijo mussarela Tirolez, formando uma camada uniforme. Continue alternando as camadas de massa, molho de gorgonzola e mussarela.

– Finalize espalhando um pouco do molho e acrescente o requeijão cremoso Tirolez em pingos, apertando diretamente do sachê. Distribua dessa forma por toda a superfície. Cubra com o molho de gorgonzola restante e polvilhe o parmesão Tirolez. 

Leve ao forno médio (180 °C) preaquecido e asse por cerca de 40 minutos ou até que a lasanha esteja gratinada na superfície. 

One thought on “Lasanha aos Quatro Queijos”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *