DESTAQUES MÚSICA NOTÍCIAS

Lady Gaga é pura catarse em show histórico no Rio de Janeiro

Cantora de 39 anos se apresentou na Praia de Copacabana neste sábado (3) para mais de 2 milhões de fãs

Publicado em

Lady Gaga é pura catarse em show histórico no Rio de Janeiro

A vinda de Lady Gaga ao Brasil, mais especificamente ao Rio de Janeiro, era cercada de bastante expectativa por conta de seu histórico nos últimos anos.

Após precisar cancelar sua apresentação no Rock in Rio em 2017, quase dez anos atrás, a artista de 39 anos, para muitos, parecia que não viria nunca mais ao nosso país.

No entanto, há poucos meses, Gaga, que estreou por aqui em 2012, finalmente teve seu retorno anunciado para um megashow gratuito na Praia de Copacabana, como não sonharia o mais otimista little monster, apelido dos fãs da Mother Monster.

Com o anúncio oficial feito em fevereiro pela produtora Bonus Track através da iniciativa Todo Mundo No Rio, a ansiedade do público brasileiro, que já era enorme na história recente, se intensificou ainda mais.

Depois da chegada de Gaga ao Rio na madrugada da última terça-feira (29), o público aguardou impacientemente por uma aparição da cantora na sacada do Copacabana Palace, o hotel mais tradicional da cidade.

Lady Gaga, cadê você?

Reservada e compenetrada, Lady Gaga não surgiu para acenar aos fãs em nenhum momento às vésperas da apresentação, apesar da vigília que se deu a cada 24 horas.

Foi somente na sexta (2) que aconteceu o ensaio geral no palco e, então, o público, após dias de espera, conseguiu ver a cantora na sua frente desde a chegada dela.

Como uma prévia do show, Gaga se apresentou para a multidão que se formou de maneira improvisada e, ao interagir com as milhares de testemunhas do ensaio, destacou que aquela noite parecia o dia da performance oficial.

Ciente de sua relevância para nós brasileiros, Gaga, no dia seguinte, sábado, 3 de maio, voltou ao palco, dessa vez para valer, e entregou um dos maiores espetáculos de música e dança que qualquer uma das 2,1 milhões de pessoas presentes, segundo dados da Riotur, já assistiu.

Não à toa, diante de contornos tão específicos e especiais, a artista que veio ao Brasil divulgar seu recém-lançado álbum MAYHEM (2025) superou o público de Madonna em Copacabana, no ano anterior, quando a plateia somou 1,6 milhão de pessoas.

Com tais números, Gaga estabeleceu novo recorde e se tornou a artista feminina com maior público ao vivo de todos os tempos. Em cenário que remetia a uma ópera antiga, a americana ofereceu uma experiência catártica e teatral, como poucos artistas no mundo poderiam engendrar.

Continua após os links

Só quem presenciou sabe

Intitulado The Art of Personal Chaos, o show de proporções gigantescas e antecedido pela atuação de Pabllo Vittar como DJ foi dividido em cinco atos, e tudo começou com uma projeção do “Manifesto de MAYHEM”, dando início à narrativa que conta visualmente o enredo do disco.

Para abrir a performance histórica, a Senhora do Caos, persona assumida por Gaga nesta nova fase, cantou “Bloody Mary”, faixa do disco Born This Way, do alto do palco, em cima de uma espécie de masmorra.

Com cenografia e figurino impecáveis, a diva Pop apresentou o excelente single “Abracadabra”, do MAYHEM, fazendo a plateia explodir de vez, ainda mais pelas vestes verde e azul que lhe conferia um ar de “nossa Presidenta”.

Sem tempo de recuperar o fôlego, Gaga cantou “Judas” e “Scheiße”. Pouco depois, “Poker Face“, do álbum de estreia The Fame (2008), encerrou o primeiro ato com um número sensacional executado na passarela, do ponto mais próximo do público.

Já no segundo ato, Gaga cantou “Perfect Celebrity” e, na sequência, executou a hipnotizante performance de “Disease” dentro de uma caixa de areia cheia de mortos-vivos.

Após a emocionante interpretação de “Paparazzi”, a estrela convidou o fã e funcionário do Copacabana Palace Nicolas Rafael para traduzir sua carta endereçada ao público brasileiro.

Lady Gaga convidou fã ao palco para traduzir carta

Com uma bandeira do Brasil abaixo dos dois, Gaga e Nicolas expuseram o conteúdo do texto, que declarou o amor dela pelos brasileiros e reforçou sua frustração por ter precisado de mais de uma década para voltar aos país.

Em determinado trecho da carta, Lady Gaga disse:

“Esta noite estamos fazendo história. Mas ninguém faz história sozinha. Sem todos vocês, o povo incrível do Brasil, eu não teria este momento. Obrigado por fazerem história comigo.O povo do Brasil é a razão pela qual eu posso brilhar. Hoje vocês estão tão vibrantes e lindos quanto o sol e a lua surgindo sobre o oceano, bem aqui na praia de Copacabana.Mas de todas as coisas pelas quais eu poderia agradecer, a que mais me toca é esta: vocês esperaram por mim. Vocês esperaram mais de 10 anos.Talvez vocês estejam se perguntando por que demorei tanto para voltar. A verdade é que eu estava me curando, me fortalecendo. Mas, enquanto eu me curava, algo poderoso acontecia. Vocês continuavam lá, torcendo por mim, pedindo para eu voltar quando estivesse pronta. Brasil: eu estou pronta! Eu amo vocês. Obrigada por esperarem.”

Após levar muita gente às lágrimas com seu discurso emocionado, Gaga chamou por “Alejandro”, talvez sem fazer ideia que o modelo brasileiro que aparece no clipe da música, Evandro Soldati, estava ali na plateia, o que repercutiu bastante nas redes sociais.

Mais para frente, no final do terceiro ato, a artista, novamente em trajes com as cores do Brasil, entrou com seu time de bailarinos vestidos com a camisa “Canarinho” para uma execução contagiante de “How Bad Do You Want Me”.

O amor como processo de cura

Avançando um pouco, antes de “Born This Way”, Gaga fez um discurso em defesa da comunidade LGBTQIAPN+, cuja bandeira sempre tremulou em apoio à arte “desajustada” da cantora. Nesse momento, ela reforçou a importância de acreditar em si mesmo:

“Vocês acreditam em vocês? Eu espero que acreditem em vocês. Eu espero que acreditem todos os dias. Por muito tempo eu não acreditei em mim. Ainda tem dias que eu acordo sem acreditar em mim, mas vocês têm que acreditar em vocês todos os dias, se puderem. Vocês têm que tentar. Vocês são tão lindos. Eu tenho amado vocês há muito tempo.”

Já com o piano na extremidade da passarela, Lady Gaga dedicou “Blade of Grass” ao seu noivo Michael Polansky, que veio ao Brasil e passou todos os dias junto dela no Rio de Janeiro. Ao comentar sobre a faixa escrita para Michael, ela disse:

“Eu acho que o amor cura tudo. Nós precisamos de amor. Precisamos uns dos outros. Eu gostaria de cantar essa canção para todos que precisam de amor esta noite. E para o meu amor [o namorado, Michael Polansky. Eu vou cantar essa música para você em frente à 2 milhoes e meio de pessoas. Esse é o tanto que eu te amo.”

Ainda ao piano, e visivelmente impressionada com o mar de gente a sua frente, Gaga, mais uma vez, pediu desculpas por ter demorado tanto a rever os fãs brasileiros e afirmou sentir um senso de “comunidade” quando vem para cá:

“Me desculpem por ter demorado tanto para voltar. Eu teria voltado mais cedo, se eu pudesse. Vocês sempre significaram tanto para mim. A maneira como vocês me mandam lindas mensagens, o jeito como vocês são tão amorosos comigo e esperaram eu voltar aqui. Eu não sei como explicar de outro jeito, além de que eu só sinto que tantas pessoas aqui no Brasil me mandaram tanto amor e amizade. Eu sinto um senso de comunidade quando estou aqui, que é tão puro. É tão puro. Eu consigo sentir o que música significa para vocês, e música significa muito para mim também, eu sei. Música pode mudar sua vida. Pessoas podem mudar sua vida. Comunidade pode mudar sua vida, e eu posso dizer a vocês que, da última vez que estive aqui, nos tornamos amigos, mas agora somos família. Muito obrigada!”

Lady Gaga desceu do palco para se aproximar dos fãs

Após cantar “Shallow”, e como se quisesse provar o que ela havia dito minutos atrás, Lady Gaga desceu do palco e foi até a grade ao redor da passarela para ter um contato mais de perto com os fãs enquanto cantava “Vanish Into You”.

Vale lembrar que, antes de tocar algumas mãos agitadas ao longo de seu percurso pela plateia, a cantora fez questão de deixar claro que, embora não tenha surgido na sacada de sua suíte no hotel em nenhum instante, ela estava atenta à movimentação dos fãs na porta do Copacabana Palace:

“Obrigada por cantarem o meu novo álbum, ‘MAYHEM‘, toda noite enquanto eu estava no hotel. Eu ouvi vocês a noite inteira, cantando cada letra. Que presente! Então, eu quero fazer certo esta noite. Eu cantei todas as canções pra vocês esta noite, mas esta noite eu vou cantar para os meus super fãs. Essa é para os meus little monsters. Essa é para os fãs que cantaram algo novo, que tiraram o tempo de ouvir minha música e aprender a letra.”

Último ato de uma noite inesquecível

Para fechar a noite de forma apoteótica, Gaga cantou no bis o hit “Bad Romance”, sob fogos de artifício para coroar o retorno ao nosso território de uma das principais artistas do século.

Ela, que gritou “Brasil” por diversas vezes durante a apresentação com uma vontade enorme, contemplou a multidão que não tinha fim ao lado de seus bailarinos por alguns minutos.

No palco, aliás, todo mundo transbordava uma felicidade que só a música, cujo poder foi evidenciado pela artista, é capaz de estimular. Entre tantas garras de fora (ou Paws Up!), o Gagacabana, por fim, jamais será esquecido.

Confira o setlist e alguns vídeos da apresentação logo abaixo!

S

Setlist Lady Gaga em Copacabana:

The Art of Personal Chaos (The Manifesto of MAYHEM)

Act I: Of Velvet and Vice

1. “Bloody Mary”

2. “Abracadabra”

3. “Judas”

4. “Scheiße”

5. “Garden of Eden”

6. “Poker Face”

Act II: And She Fell Into a Gothic Dream

7. “Perfect Celebrity”

8. “Disease”

9. “Paparazzi”

10. “Alejandro”

11.”The Beast”

Act III: The Beautiful Nightmare That Knows Her Name

12. “Killah”

13. “Zombieboy”

14. “Die With a Smile”

15. “How Bad Do U Want Me”

Act IV: To Wake Her Is to Lose Her

16. “Shadow of a Man”

17. “Born This Way”

18. “Blade of Grass”

19. “Shallow”

20. “Vanish Into You”

Finale: Eternal Aria of the Monster Heart

21. “Bad Romance”

Envie para
um amigo


Seja um apoiador

Ao se tornar um apoiador, você passa a receber conteúdos exclusivos e participa de sorteios e promoções especiais para apoiadores.

Comentários