Com frio intenso e tempo seco, os cabelos precisam de cuidado especial durante o inverno. De acordo com a educadora técnica da Yamá Cosméticos, Marisa Russo, a falta de umidade no ar afeta muito os fios que ficam ainda mais secos, perdem o brilho e até a definição. Com os salões de beleza fechados durante a quarentena, ou reabrindo de forma reduzida a profissional compartilhou algumas dicas para manter as madeixas saudáveis e bonitas sem sair de casa.

Pode lavar o cabelo com água quente? – Com as baixas temperaturas, é natural tomar banhos mais quentes. Para quem não abre de lavar o cabelo com água quente, Marisa Russo explica que existem algumas técnicas para impedir que a temperatura danifique aos fios.

“Indico sempre fazer o último enxágue com água fria ou em temperatura ambiente. Isso ajuda muito, pois sela as cutículas e ativa o brilho.  A dica é usar uma caneca com água fria, colocar os cabelos para frente e jogar a água apenas na cabeça e não no corpo”, ensina.

Uso do secador de cabelo – Durante o inverno, os fios podem demorar ainda mais para secar naturalmente. Por isso, o secador de cabelo é uma ferramenta indispensável nos dias mais frios.

Para amenizar os danos causados pelo secador, a indicação da profissional é o uso de protetor térmico com 3 gotinhas de óleo de Argan. Entre os produtos recomendados está o Protetor Térmico Yamá Nutreliss.

Cuidados na Quarentena – A profissional da Yamá Cosméticos lembra que o estresse ocasionado pelo isolamento pode causar alterações no metabolismo e, consequentemente, nos cabelos.

Nestes casos, a indicação é buscar dermatologistas ou tricologistas. Já em casos de fios quimicamente danificados, está disponível o Complexo Antiemborrachamento Yamá que pode ser aplicado em casa e possui ação reconstrutora e condicionadora para madeixas muito danificadas.

No entanto, de maneira geral, a especialista recomenda hidratação com máscaras semanalmente e a umectação com óleos vegetais são ideais neste período. “Além disso, o ideal é lavar os cabelos três vezes na semana, sendo que apenas em uma das lavagens fazemos uso de máscara e nas demais, apenas shampoo e condicionador de acordo com o tipo de cabelo”, conta Marisa Russo.

Melhores óleos vegetais para os cabelos – A profissional ensina que os óleos vegetais são uma boa alternativa para acrescentar à rotina de cuidados com os fios especialmente durante o inverno. “Os óleos são uma excelente alternativa.

Os mais indicados são de coco ou argan, o importante é ser óleo vegetal. Com o cabelo seco, espalhe o óleo pelo comprimento dos fios e deixe agir no mínimo por 1 hora.

Recomendo o uso de touca de banho para potencializar a ação com o calor natural do couro cabeludo. Depois lave e enxague normalmente, usando shampoo e condicionador, se preferir, use também máscara de tratamento”, conta.

Existem no mercado versões que combinam diferentes tipos de óleos e que são igualmente recomendadas, como Óleo da Linha Yamasterol Cachos, que possui 12 óleos nutritivos combinados.

Marisa Russo ainda comenta que para quem não tem tempo de fazer durante o dia, a opção é aplicar o óleo a noite e enxaguar na manhã seguinte. O importante é manter uma rotina de cuidados regulares em casa.

Imagem: Adrian Fernandez

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *