Com a ideia de juntar o amplo universo dos musicais com as inúmeras possibilidades dos podcasts, “Dom Pedro I – Bastidores de um Musical” é o primeiro musical brasileiro em formato de podcast, com músicas e letras originais de Wladimir Pinheiro e Cássia Raquel, e direção e roteiro de Glauver Souza.

O universo dos podcats não é novo, porém ficou por muito tempo fechado na bolha dos usuários do Iphone, em especial o público americano, uma pequena parcela usava a função fora dos Estados Unidos.

Hoje com a facilidade de ouvir os arquivos de áudio, em qualquer lugar e a qualquer momento e principalmente em qualquer idioma, tudo parece novidade, quando na verdade é o mesmo que ouvir a trilha sonora de um musical em CD.

Dom Pedro I – Bastidores de um Musical” é um podcast em 4 episódios ou ATOS, com aproximadamente 25 minutos cada e mais de 15 canções originais. O áudio e a trilha sonora do musical foram disponibilizados gratuitamente através das populares plataformas de streming, e no canal do Youtube do musical.

Criado a partir de um desejo antigo do produtor Rafael Nogueira, com a chegada da crise sanitária, conseguiu unir os amigos profissionais do gênero para trazer ao mundo o projeto. Com todos os teatros fechado, viram na pandemia o momento ideal para trabalhar melhor a ideia.

Abordando os bastidores da montagem de um grande musical, desde as audições, passando pelos ensaios até chegar ao dia da grande estreia. O fio condutor da história são os desafios, as intrigas e lutas de ego que acontecem nos backstages de uma grande produção.

Escute o primeiro episódio de Dom Pedro I – Bastidores de um Musical

Cenas com diálogos estilo a série “Smash” e “glee” são boas referências para entender dinâmica do áudio e não se perder na história. O climax fica por conta dos misteriosos desaparecimentos de membros do elenco, como o famoso protagonistas do espetáculo. Cada dia mais próximos da estreia, mais eventos preocupantes vão acontecendo nos bastidores do musica e afetando cada vez mais o elenco e produção.

Qual é a história de Dom Pedro I – Bastidores de um Musical?

Está chegando a data da grande audição para o musical “Dom Pedro I – Um Musical Brasileiro”, e a produção está a postos esperando os participantes para as avaliações de canto e dança.

O diretor Fernando Amadeu e sua fiel escudeira, a produtora Glória, estão agitados aguardando a chegada do ator que fará Dom Pedro I, um convidado da produção, o ator de novelas e galã Reginaldo Valêncio.

Porém, enquanto as audições estão chegando ao fim, a grande estrela desaparece, colocando a produção em pânico e todo o elenco presente como suspeitos do desaparecimento do ator. 

Agora, além de se preocupar com a montagem desse espetáculo, a produção também precisará lidar com o sumiço repentino do protagonista convidado.

Conheça o elenco do Musical Dom Pedro I – Bastidores de um Musical

O elenco da montagem em formato podcast de Dom Pedro I – Bastidores de um Musical, conta com Wladimir Pinheiro como Felipe Rômulo e Dom Pedro I, Cássia Raquel interpretando Suzane Lins e Domitila, o ator Rodrigo Naice como Reginaldo Valêncio e Narrador, Marino Rocha é Fernando Amadeu o diretor do musical.

Já as personagens Judite e Glória (a produtora) são interpretados por Ana Nehan, Larissa Carneiro é Miriam, a atriz Carol Berres interpretando Fabiana, sua grande amiga; Jessé Bueno como Julio Vieira e José Bonifácio, Lucas Cândido como Wagner Rios e Cipriano Barata, além de André Luiz Odin vivendo Afonso Marcos e Padilha.

Escute as canções de Dom Pedro I – Bastidores de um Musical

Dom Pedro I – Bastidores de um Musical – Análise

Com um enredo engraçado, músicas que passeiam pelo amplo leque de estilos musicais do Brasil e piadas internas do circuito dos musicais de São Paulo, Dom Pedro I – Bastidores de um Musical é uma aposta ousada para um mercado que no Brasil tem tudo para ser tão forte quanto “West End” é fora da Broadway, mas fica claro que aqui no Brasil o mercado ainda não está preparado para lidar com os ônus da indústria, mas infelizmente querem os bônus a todo custo.

O trabalho em si é muito bem construído, ainda mais quando lembramos que foi totalmente elaborado, gravado, editado e divulgado durante os meses mais rígidos da pandemia de covid-19 e de forma gratuita, contando apenas com o investimento da equipe criativa, elenco e apoiadores através de vaquinhas on-line.

Dom Pedro I – Bastidores de um Musical poderia facilmente ser encenado nos palcos do Brasil e ter sua trilha sonora convertida para esse formato de áudio, quem sabe a ousadia desses profissionais incentiva outros trabalhos a nascerem, motivem empresas a investirem neste formato de entretenimento e principalmente que os outros profissionais da área a apoiarem, divulguem, entendam que o mercado precisa crescer para gerar mais demanda e toda publicidade é favorável quando você sabe gerenciar sua própria carreira.

Ainda não entendi porque não rolou um apoio em massa para divulgar mais essa opção de trabalho para os profissionais do teatro musical, será que é o pouco uso da imagem? Bom, em todo caso você pode baixar seu exemplar do programa do musical gratuitamente.

As músicas são um grude, você também vai querer cantar.

Ouçam e me conta aqui nos comentários o que vocês acharam. <3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *