A cannabis medicinal tem sido cada vez mais estudada como uma opção de tratamento eficaz para diversas doenças e transtornos de saúde.
Seu composto mais conhecido, o canabidiol (CBD), atua como um neuromodulador nos receptores do corpo, impactando diretamente o sistema nervoso central. Apesar disso, a cannabis medicinal ainda sofre com o estigma relacionado ao uso recreativo da planta.
Enquanto esse preconceito persistir, a cannabis medicinal pode ser vista com desconfiança. É importante que os pacientes se informem sobre os benefícios do tratamento para suas condições e busquem alternativas disponíveis no mercado, como o uso medicinal da cannabis.
Listamos 9 doenças que podem ser tratadas com produtos à base de cannabis medicinal, com base em pesquisas científicas mais recentes. Essas doenças incluem:
Autismo: controle da ansiedade e agitação, reduzindo a hiperatividade e beneficiando o controle do sono.
Câncer: tratamento de náuseas e vômitos causados pela quimioterapia e radioterapia.
Demências: redução da gliose reativa e da resposta neuro inflamatória, com indícios sobre os impactos no desenvolvimento de déficits cognitivos.
Dor crônica: efeitos analgésicos auxiliam na redução de dores crônicas, incluindo dor neuropática, dor devido a lesões na medula espinhal, artrite, dores musculares e até mesmo em síndromes dolorosas causadas pela endometriose.
Espasticidade muscular: redução da espasticidade muscular em pacientes com esclerose múltipla e lesão medular.
Epilepsia: melhora significativa das convulsões, sendo uma das principais indicações formais para epilepsias de difícil controle.
Estresse pós-traumático: redução dos sintomas de ansiedade e melhora dos parâmetros de sono.
Fibromialgia: efeitos analgésicos e relaxantes ajudam a diminuir dores e inflamações.
Transtornos de ansiedade: redução dos sintomas de ansiedade e melhora dos parâmetros de sono.
O Brasil ainda enfrenta barreiras para a consolidação terapêutica com os canabinoide, incluindo a desinformação e o estigma relacionados ao uso recreativo da maconha. Atualmente, menos de 2% dos profissionais médicos do país têm alguma experiência na prescrição de cannabis medicinal.
É importante investir em mais estudos, discutir o tema e divulgar os benefícios da cannabis medicinal para superar essas barreiras e promover uma medicina mais avançada e acessível para todos.
Marque uma consulta com um médico especialista em tratamentos com auxilio da cannabis medicinal para esclarecer suas dúvidas sobre como o CBD pode lhe ajudar no tratamento de suas patologias.
No botão abaixo, você será encaminhado para whatsapp de atendimento da Clínica Renascer e informando que você é leitor do Cansei De Ser Pop by Diorman Amaral, você garante um desconto especial no valor da consulta.
Fotos: Unsplash/Reprodução
Envie para
um amigo
Seja um apoiador
Ao se tornar um apoiador, você passa a receber conteúdos exclusivos e participa de sorteios e promoções especiais para apoiadores.