O primeiro livro da saga de fantasia contemporânea “Lendários”, fez a premiada estreia da autora norte-americana Tracy Deonn na literatura jovem, logo que chegou ao Brasil, “Lendários” virou um sucesso e sem dúvidas, o talento da autora em criar cenas de ação e na construção dos personagens, é inegável.

O universo da protagonista Briana Matthew (Bree), envolve muita magia, hierarquia e tudo que os fãs do gênero de aventura amam, mas a cereja do bolo vem com a naturalidade com que a protagonista amadurece em meio ao caos de perder sua mãe após uma discussão sobre os rumos da vida acadêmica de Bree.

Os extremos são o ponto alto da escrita de Tracy, mas a simplicidade com que a diversidade de personagens e a histórias que cada um deles carrega é muito profunda e cria um vinculo quase imediato com os leitores que já se simpatizam de vez com história nos primeiros capítulos, quando percebem que todo o universo apresentado por Tracy está profundamente ligado as lendas do Rei Arthur e os descendentes dos Cavaleiros da Távola Redonda.

Sinopse

Após perder sua mãe, Bree Matthews não quer conviver com as dolorosas lembranças do passado. A jovem agora com 16 anos, acabou de perder sua mãe em um acidente, e a última conversa que tiveram foi não foi nada amigável.

Bree se inscreveu no programa de excelência acadêmica da Universidade da Carolina Do Norte (UCN), esse foi o motivo para briga.

A resposta para o programa da UCN, veio logo após a morte de sua mãe, sua aprovação virou uma rota de fuga para a dor que consumia seu pai e a ela também.

O que seria uma oportunidade de recomeço ao lado de sua melhor amiga (Alice), se torna uma aventura que mudará completamente a sua vida.

No primeiro dia de aula, Bree vê um demônio e descobre os “Lendários“, integrantes da ordem milenar do Rei Arthur e os descendentes dos Cavaleiros da Távola Redonda, responsáveis por manter a humanidade protegida desses criaturas demoníacas.

Para entender melhor essa magia que envolve seu mundo, Bree embarca em uma aventura com Nick, autoexilado da ordem, e acaba descobrindo dentro de si um força ancestral que pode ser decisiva quando chegar a guerra final entre magos e demônios.

GARANTA SEU EXEMPLAR FÍSICO OU KINDLE NA AMAZON

5 Motivos para ler a “Saga Lendários”

1- Diversidade Dos Personagens

A diversidade dos personagens é muito marcante na obra de Tracy Deonn, Lendários tem personagens com personalidades, origens e ancestralidades diversas. O mais surpreendente é que isso fica tão natural na obra que algumas vezes passa despercebido.

A orientação sexual de alguns personagens são citadas desde o início do livro, mas eu particularmente só percebi de fato tínhamos uma personagem não heterossexual, quase no meio do livro.

2- Protagonista Forte

É comum os protagonistas dos livros de fantasia terem um ponto fraco que é explorado ao máximo dentro da história, essa técnica tem até um nome: “Jornada Do Herói“.

Em Lendários fica claro que o método de escrita da autora Tracy Deonn é muito apurado, os detalhes dos sentimentos humanos, não só as “fraquezas”, mas aquela força mágica que todos procuramos dentro de nós para enfrentar as perdas e adversidades da vida.

Mesmo com a perda de sua mãe, o tempo todo Bree está tomando decisões, está ativa, e o texto deixa claro o quanto ela tem a necessidade de ir atrás de umas saída para seu luto e para descobrir os mistérios que envolvem seu passo e os segredos em torno da morte de sua mãe.

3- Romance Diferentão

Tudo em Lendários vai soar diferente, em um primeiro momento. A protagonista Bree Matthews é uma adolescente negra de 16 anos no protagonismo de uma saga de aventura.

Todo mundo sabe, só de ter mulheres a frente da história, sem ficar chorando como a Bella de Crepúsculo (antes da transformação em vamp), já é um grande diferencial para série.

Sim, Bree não é a amiga engraçada nas aventuras do protagonista branco, idiota que depende da inteligência do amigo negro, asiático, gay e/ou imigrante para concluir sua história.

Ela é a história, então, o romance dela não poderia ser diferente, contudo, se continuar contando como essa parte da história se desenrola, vai ser spoiler atrás de spoiler.

LEIA TAMBÉM: Lendários faz a estreia de Tracy Deonn no Brasil

4- Mensagem Da História

Muito além de vilões e mocinhos, “Lendários” entrega tudo que mais amamos em uma fantasia/aventura, os laços de amizade, superação e as descoberta dos desafios da vida pela perspectiva de uma mulher negra em país muito racista é muito pertinente.

Logo no primeiro livro vamos perceber como Bree precisa lidar com a perda da mãe, os desafios de um ambiente universitário aos 16 anos, a forma com seu pai lida com o luto pela perda da esposa, a ancestralidade todos os segredos que muitas vezes guardamos na intenção de proteger que amamos, mas não contamos que levaremos ele para o túmulo.

art by @ratg1rlstudios no instagram

5- Escrita Prática e Objetiva

Uma coisa que sempre me encanta quando começo a ler um livro, é não sentir que estou lendo e contado paginas ao mesmo tempo.

Isso é um domínio de escrita muito positivo de Tracy Deonn, e que sem dúvidas vai estar presente nos próximos volumes que estão para chegar as livrarias em 2022.

Mesmo sendo um livro com quase 600 paginas, “Lendários” tem umas reviravoltas no texto que fazem com que cada capítulo tenha seu próprio climax e traga sua própria relevância. O que é um recurso incrível, chega um hora que você não quer largar o livro, só para saber o que vai acontecer em seguida.

Motivo Bônus!

via GIPHY

6- Universo De Lendários

Lendários, nos apresenta um universo novo, mesmo que o nome “Rei Arthur e Os Cavaleiros Da Távola Redonda” pareça familiar, tem muitos detalhes que podem te deixar confuso ou até perdido na história, mas se você olhar nas últimas paginas do livro, tem um planilha que explica a linhagem, a cor, o símbolo e o nível da hierarquia no universo “Lendários“.

*As compras realizadas através do nosso link da Amazon podem gerar um pequena comissão para o Cansei De Ser Pop.
Isso não altera o valor do seu produto, mas ajuda nosso site a continuar a produzir conteúdos originais e pensados para você.
Acreditamos que o diálogo claro, franco e sem meias palavras é a melhor forma de construir um mundo melhor.
Sua compra ajuda melhorar a estrutura do nosso site e no seu funcionamento das mais diversas maneiras, sobre tudo na criação e curadoria do melhor conteúdo para vocês.

One thought on “5 motivos para ler Lendários de Tracy Deonn”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *