Em setembro de 2020, a televisão brasileira completou 70 anos. Desde a primeira transmissão até hoje, foram diversos momentos memoráveis.

Pela “telinha” torcemos, choramos, rimos e nos emocionamos. Foram tantos programas de auditório, telejornais, programas de humor, futebol e novelas, que muitas vezes nos esquecemos de algumas dessas histórias.

Pensando nisso, o professor de Jornalismo do Centro de Comunicação e Letras (CCL) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Vanderlei Dias, escolheu os sete momentos mais marcantes da história da televisão brasileira.

1- O Direito de Nascer e Beto Rockfeller

“Duas novelas que mudaram a história da televisão brasileira, uma em 1964 e a outra em 1969. O último capítulo de Direito de Nascer foi ao vivo, direto do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro“.

2- Tricampeonato da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1970

“A Copa fez as pessoas comprarem mais aparelhos de televisão”.

3- Debate para as eleições presidenciais de 1989

“Não só o debate, mas toda a cobertura foi histórica, por ter sido a primeira grande cobertura da televisão na política. As quatro principais emissoras – Globo, SBT, Bandeirantes e Manchete – do país fizeram o mesmo debate ao vivo. Isso nunca mais vai existir, as quatro emissoras passando a mesma coisa, com cada bloco sob responsabilidade de uma equipe. Nunca mais vai acontecer algo parecido”, aposta Dias.

4- Primeiros programas de Gugu Liberato e Fausto Silva

“Os dois surgem nas duas maiores emissoras da televisão e rivalizaram na disputa pela audiência nas tarde domingo”.

5- Atentados de 11 de setembro

“Foi uma cobertura muito dramática”, relembra o professor sobre a tragédia de 2001.

6- Realitys Shows

“A televisão a partir dali se modificou, pois proporcionou às pessoas ficarem 24 horas em frente à tela, assinando pay per view”, diz o professor, lembrando que o primeiro Reality a ser exibido no Brasil foi o programa No Limite.

7- Surgimento da MTV

“Foi muito importante o surgimento da MTV para a cultura e televisão brasileira”, enfatiza o mackenzista sobre a emissora que transmitia videoclipes e se tornou mania entre jovens e adolescentes.

Bônus – Sílvio Santos

“Sílvio Santos está em tudo, ele é eterno na Televisão, não dá para dizer um momento único dele”, finaliza o professor!

Foto: Unsplash

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *