
A 33ª edição do Festival de Curitiba, um dos maiores eventos culturais da América Latina, começa nesta segunda-feira (24), com 14 dias de programação diversificada em teatro, dança, circo, música e gastronomia. Ao todo, mais de 350 atrações serão apresentadas em 70 espaços da cidade e região metropolitana. A expectativa é receber um público de aproximadamente 200 mil pessoas.
A cerimônia de abertura ocorre no Teatro Positivo, com Milton Cunha como mestre de cerimônias e a apresentação da comédia Os Mambembes, de Artur Azevedo. No elenco, nomes como Cláudia Abreu, Deborah Evelyn, Julia Lemmertz, Leandro Santanna, Orã Figueiredo e Paulo Betti, acompanhados pelo músico Caio Padilha.
“Começamos em grande estilo, com um espetáculo popular aclamado e a presença luminosa de Milton Cunha, que conquista cada vez mais o público brasileiro”, afirma Fabiula Passini, co-diretora do festival ao lado de Leandro Knopfholz.
Mostra Lucia Camargo: o melhor das artes cênicas contemporânea
A Mostra Lucia Camargo, curada por Daniele Sampaio, Giovana Soar e Patrick Pessoa, traz 26 espetáculos nacionais e internacionais. “Estamos celebrando a nacionalização da mostra, algo que buscávamos há anos”, afirma Sampaio.
Dentre os destaques estão Prima Facie, primeiro solo de Débora Falabella, indicado ao Prêmio Shell; Ray – Você Não Me Conhece, sobre Ray Charles; e Brilho Eterno, estrelado por Reynaldo Gianecchini e Tainá Müller. A programação inclui ainda O Céu da Língua, de Gregorio Duvivier, e Avesso do Avesso, com Heloísa Perrissé e Marcelo Serrado.
No campo da dança, o premiado Encantado traz 11 bailarinos e 150 cobertores que mimetizam seres animados. Também há peças que exploram novas linguagens, como AO VIVO [dentro da cabeça de alguém], da Companhia Brasileira de Teatro, com Renata Sorrah, e No Estoy Solo, performance argentina que utiliza o toque como ferramenta de comunicação sensorial.

Fringe: arte para todos
A Mostra Fringe, sem curadoria, permite a participação independente de companhias teatrais. Neste ano, serão aproximadamente 280 espetáculos, com mais de 1,8 mil artistas de 12 estados brasileiros e países como Argentina, Peru, Bolívia e Estados Unidos.
Dentre as atrações, 153 espetáculos terão entrada gratuita, e 18 funcionarão no sistema “Pague Quanto Vale”. O festival também promove a terceira Rodada de Conexões, evento que conecta grupos participantes do Fringe a programadores de festivais e salas de teatro de todo o Brasil.
Mostra Surda de Teatro: acessibilidade em cena
Consolidada em sua segunda edição, a Mostra Surda de Teatro apresenta produções protagonizadas por artistas surdos, com espetáculos em Libras no Sesc da Esquina. A iniciativa reforça a inclusão e o acesso à arte.
Interlocuções
O Interlocuções foca em ações formativas, que objetivam a experiência e a integração entre artistas e público, estimulando o pensamento crítico sobre as artes cênicas e atraindo também estudantes de grupos.
Com parte de sua programação indicada pela curadoria da Mostra Lucia Camargo, estão previstos vários debates, encontros, palestras, oficinas e lançamentos de livros para a edição de 2025, com programação totalmente gratuita.
Guritiba: cultura e formação de plateia
O Guritiba é um projeto cultural e social voltado para a formação de plateia, promovendo o acesso democratizado à arte para crianças, adolescentes, educadores e famílias ao longo de todo o ano.
Nesta edição, o Teatro Bom Jesus recebe a estreia nacional de O Menino Maluquinho – O Show, do Grupo Tupi Pererê. Outra atração é Ítaca, de São Paulo, que narra a jornada emocionante de um marinheiro solitário cruzando o oceano, combinando humor sensível e técnica apurada. A programação também conta com Dinossauros do Brasil, da Pia Fraus, companhia que comemora 40 anos de história com um espetáculo que retrata o surgimento dos dinossauros brasileiros até os dias atuais.
Além das apresentações teatrais, o Guritiba amplia seu impacto com o Programa Guritiba, que leva espetáculos a escolas e instituições sociais de Curitiba e região.
- Festival de Curitiba começa com ‘Os Mambembes’ e Milton Cunha como mestre de cerimônias
- As 10 peças de teatro que marcaram o Brasil em 2024
- SP Escola de Teatro Abre Inscrições para 69 Vagas em Cursos Técnicos Gratuitos com Foco na Inclusão e Formação Artística
- Ator afirma ter sofrido racismo em cerimônia do prêmio APCA, em São Paulo
- Musical ‘Kinky Boots’ estreia em 2024, no Teatro Liberdade em São Paulo
- Cabaret – Musical com Fabi Bang, Ícaro Silva e André Torquato, leva o público de São Paulo para uma imersão na Berlim dos Anos 30
MishMash: espetáculos de variedades para toda a família
Uma verdadeira celebração da arte e do entretenimento, o MishMash reúne performances de malabarismo, mágica, mímica, circo, palhaçaria, música e outras expressões artísticas em um espetáculo vibrante e divertido para todas as idades. Com curadoria de Rafael Barreiros, o Palhaço Alípio, a edição deste ano acontece nos dias 5 e 6 de abril, no Teatro UP Experience – Universidade Positivo.
Risorama: o melhor do humor nacional
Mantendo sua tradição em formato de um grande comedy club com os maiores nomes do humor do país, o Risorama chega em sua maioridade, na 21ª edição, com humoristas de destaque da televisão, da internet e dos palcos. Com apresentações com serviço de bar ao público e tendo como anfitrião Diogo Portugal, um dos precursores do stand-up no Brasil, o mais tradicional festival de humor nacional ocorre de 27 de março a 1º de abril, na Live Curitiba. Este ano, participam Diogo Portugal, Nany People, Afonso Padilha, Carioca, Fabiano Cambota, Dra. Rosangela e Rodrigo Marques.
Inscreva-se na Newsletter do CSP!
Gastronomix: arte, música e alta gastronomia ao ar livre
O Gastronomix reúne uma experiência única que combina música instrumental, artes cênicas e alta gastronomia. Sob a curadoria do chef Celso Freire, o Gmix traz uma seleção de restaurantes e chefs premiados do Brasil e do mundo.
Comprometido com a sustentabilidade, o evento valoriza ingredientes de produtores locais e adota práticas de baixo impacto ambiental. As degustações são servidas em louças de porcelana e talheres de inox retornáveis, reforçando o compromisso com a redução de resíduos.
Serviço:
33º Festival de Curitiba
Data: de 24/3 a 6/4 de 2025
Ingressos: www.festivaldecuritiba.com.br e na bilheteria física exclusiva no Shopping Mueller (segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingos e feriados, das 14h às 20h).
Verifique a classificação indicativa e orientações de cada espetáculo.
Confira também descontos especiais para colaboradores de empresas apoiadoras, clubes de desconto e associações.
Envie para
um amigo
Seja um apoiador
Ao se tornar um apoiador, você passa a receber conteúdos exclusivos e participa de sorteios e promoções especiais para apoiadores.