fbpx
TEATRO

Espetáculo musical “O Bosque dos Sonâmbulos” junta romance LGBT+ com fantasia gótica no Teatro Viradalata

Publicado em

Espetáculo musical “O Bosque dos Sonâmbulos” junta romance LGBT+ com fantasia gótica no Teatro Viradalata
Musical O Bosque dos Sonâmbulos volta em cartaz em nova temporada no Teatro Viradalata. | Foto: Ronaldo Gutierrez /Divulgação

O musical “O Bosque dos Sonâmbulos”, criado por Matheus Marchetti esta em cartaz no Teatro Viradalata, até o dia 12 outubro.

Com personagens excêntricos e cativantes o musical “O Bosque dos Sonâmbulos” de Matheus Marchetti, conta a história de uma trupe de teatro que vai se apresentar em um antigo hotel nas montanhas, enfeitiçando os outros hóspedes, como o jovem Thomas que se apaixona por um ator da companhia, mas seu irmão, Oliver, acredita que eles são vampiros, e que sua família corre grande perigo.

Em cartaz até o dia 12 de outubro, no Teatro Viradalata, “O Bosque dos Sonâmbulos” é uma adaptação para o teatro do filme homônimo de Matheus Marchetti, que combina elementos de romance LGBT+ com a estética gótica.

Musical O Bosque dos Sonâmbulos volta em cartaz em nova temporada no Teatro Viradalata. | Foto: Ronaldo Gutierrez /Divulgação

Abordando uma história bem diferente das produções coloridas e alegres que normalmente estreiam no teatro musical brasileiro, o criador da obra Matheus Marchetti conta que a inspiração que ambientou o filme e consequentemente a adaptação para o teatro musical, veio de seus sonhos recorrentes durante a adolescência, que sempre envolviam um hotel isolado e um menino misterioso.

Cheio de referencia no filmes de horror gótico das décadas de 60 e 70, o espetáculo intimista, mas intenso em sua narrativa e envolvente na trilha sonora apresenta ao vivo por uma banda composta por piano, violão, violoncelo e guitarra.

“O Bosque dos Sonâmbulos surgiu de um diário de sonhos que eu tive na minha adolescência, e especificamente para um sonho recorrente sempre envolvendo um hotel isolado e um menino misterioso que eu encontrava lá. Queria escrever um romance gay adolescente que se casasse com minha linguagem narrativa de preferência o horror. Assim, busquei inspiração nos filmes de horror gótico dos anos 1960 e 1970, principalmente os que tratam de vampiras lésbicas – como as obras de Jean Rollin – mas subvertendo o olhar talvez mais heteronormativo dessas narrativas, trocando o gênero dos personagens centrais,” conta Matheus Marchetti.

Em cena apenas alguns objetos de cena e figurinos coloridos, o espetáculo busca criar uma atmosfera única que envolve o público na história. Os espectadores são acomodados no saguão do hotel abandonado, criando uma experiência imersiva e única.

Musical O Bosque dos Sonâmbulos volta em cartaz em nova temporada no Teatro Viradalata | Foto: /Divulgação

Os figurinos, parcialmente reutilizados do curta-metragem original, desempenham um papel fundamental no cenário, incorporando elementos de cores intensas que se mesclam com uma iluminação igualmente vibrante.

Esses elementos enfatizam a sensação de entrar em um mundo de conto de fadas às avessas, simultaneamente sensual, assustador e fascinante.

Musical O Bosque dos Sonâmbulos volta em cartaz em nova temporada no Teatro Viradalata | Foto: João Paulo Belentani/Divulgação

O diretor Matheus Marchetti buscou referências em filmes como A Dança dos Vampiros (Roman Polanski), Os Contos de Hoffmann (Michael Powell & Emeric Pressburger), Teorema (Pier Paolo Pasolini), Escravas do Desejo (Harry Kümel), entre outros, além de beber das fontes do cinema de horror gótico, Marchetti buscou inspiração em cineastas que exploram o aspecto lúdico em suas obras.

Filmes clássicos como Fellini e seu “Julieta dos Espíritos” e o “Fellini britânicoKen Russell foram referências importantes na criação de personagens excêntricos que navegam por paisagens de sonho.

“Por ser uma história que trata de sonhos, bebi muito em cineastas que abraçam o onírico, que privilegiam essa sensação de mergulho profundo no subconsciente – Federico Fellini, principalmente seu Julieta dos Espíritos, é uma referência fortíssima no seu desfile de personagens excêntricos que navegam paisagens de sonho; e também o “Fellini britânico” Ken Russell, que como ninguém brinca muito com esse contraste de gêneros – da comédia ao horror ao romance ao musical”, completa Matheus Marchetti.

Elenco

Andy Cruz (Oliver), Lucas Bocalon (Oliver)
Bruno Germano (Thomas)
Giuliano Garutti (Thomas)
Jow Black (Roman)
Mateus Torres (O Escritor)
Bruna Pimentel (Mariana)
Beatriz Algranti (Irene)
Nicole Tacques (Antonia)

Tony Germano (Tonino)
Adriano De Sidney (O Barão / O General)
Giovanna Melo (Eva)
Igor Patrocínio (Ensemble / Cover Roman)
Bruna Lemberg (Ensemble / Cover Eva)
Giovana Brandão (Swing / Cover Antonia), Abel Juliano (Ensemble / Cover Barão, General, Tonino)
Isabella Melo (Cover Irene)
Henrique Natálio (Cover Escritor).

Serviço

Espetáculo musical ‘O Bosque dos Sonâmbulos’
Teatro Viradalata – Rua Apinajés, 1387 – Sumaré, São Paulo.
Temporada: Até 12 de outubro | Sessões: Às terças, quartas e quintas-feiras, às 21h.
Duração: 90 minutos | Classificação etária: 16 anos.
Ingressos: A partir de R$ 45,00 (meia entrada) | Capacidade: 100 lugares.

Envie para
um amigo


Seja um apoiador

Ao se tornar um apoiador, você passa a receber conteúdos exclusivos e participa de sorteios e promoções especiais para apoiadores.

Comentários

Netflix: Filmes que chegam em Fevereiro/24 Netflix: O que chega em Fevereiro/24 – Séries Antes X Depois: Celebridades que não envelhecem Big Brother Brasil: Participantes que foram expulsos do programa A Cor Púrpura ganha nova adaptação para os cinemas. Confira!