O livro “Antropoceno: notas sobre a vida na Terra”, de Jonh Green é o primeiro livro de não-ficção publicado pelo autor, em seu novo projeto editorial, Green aborda as questões do mundo atual como: aquecimento global, pandemias e crises da existência humana.

Muito longe de ser uma leitura chata ou cansativa, o autor parece como muitos de nós, olhar para todas as questões que enfrentamos com uma mistura de pavor, espanto e a necessidade de procurar uma fonte de esperança.

“Imagino que você esteja lendo este texto no meu futuro. Talvez esteja lendo em um futuro tão distante do meu presente que “isso” já tenha acabado. Sei que nunca vai acaba de verdade – o próximo normal será diferente do anterior. Mas haverá um próximo normal, e espero que você esteja vivendo nele, e espero estar vivendo nele com você.”

Nos primeiros capítulos do livro, ele já comenta a contradição da humanidade quanto ao seu poder na vida, no antropoceno.

A versatilidade na escrita de Green já lhe rendeu diversos livros de sucesso mundial – best sellers – sua escrita inteligente e prazerosa sobre temas aleatórios, como as pinturas de Lascaux, Banco Imobiliário, ursinhos de pelúcia e o cometa Halley vão fluindo assim como escutar um podcast com um papo legal.

 “Somos ao mesmo tempo poderosos demais e não poderosos o suficiente”, escreve ele, sendo capazes de “remodelar radicalmente o clima e a biodiversidade da Terra, mas não poderosos o suficiente para escolher como o remodelaremos”.

An·tro·po·ce·no |ê|
adjetivo e substantivo masculino
[Geologia]  Relativo a ou época mais recente da era cenozoica, caracterizada pelos efeitos da atividade humana no clima e no funcionamento dos ecossistemas da Terra.

LEIA TAMBÉM: Saga Lendários faz estreia de Tracy Deonn

O termo “Antropoceno” foi proposto para designar o período geológico atual, em que os seres humanos alteraram profundamente o planeta e sua biodiversidade. O termo é creditado ao cientista Paul Crutzen (Prêmio Nobel de Química de 1995).

O prefixo grego “antropo” significa humano; e o sufixo “ceno” denota as eras geológicas. Portanto, o momento em que nos encontramos hoje: a Época dos Humanos.

 A obra “Antropoceno: notas sobre a vida na Terra”, de Jonh Green reúne ao longo de mais de quarenta texto mergulha em diversos aspectos contraditórios da humanidade, analisando nossas fraquezas e capacidades, porém não é nada parecido com as obras de sucesso que precedem o nome de John Green na literatura estilo ficção para jovens adultos.

Serviço:

Título: Antropoceno: Notas sobre a vida na terra
Autor: John Green
Páginas: 384
Ano: 2021
Editora: Intrínseca
Gênero: Não-ficção, Jovem adulto
Onde Comprar: Amazon

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *