fbpx
LIVROS

10 livros da literatura brasileira que são essenciais para fazer o Enem 2023

Publicado em

10 livros da literatura brasileira que são essenciais para fazer o Enem 2023

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das provas mais aguardadas pelos estudantes brasileiros que almejam ingressar no ensino superior.

As provas do Enem 2023 serão realizadas nos dias 5 e 12 de novembro, as inscrições foram encerradas nos dia 16 de junho, o valor da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2023 foi de R$ 85,00.

Com uma abordagem interdisciplinar e atual, o Enem avalia os conhecimentos e habilidades dos candidatos em diversas áreas do conhecimento, incluindo a literatura brasileira.

No universo literário nacional, há uma rica diversidade de obras que frequentemente são abordadas nas questões da prova, e o conhecimento desses clássicos é um diferencial importante para quem deseja obter um excelente desempenho na prova do Enem 2023.

Pensando nisso, apresentamos a seguir uma lista com a seleção de 10 livros da literatura brasileira considerados essenciais para os estudantes que farão a prova neste ano.

As grandes obras da literatura brasileira escritas por renomados autores como Machado de Assis, José de Alencar e Graciliano Ramos, abordam temas universais e reflexões sobre a sociedade brasileira, além de proporcionarem uma experiência literária enriquecedora sobre a língua portuguesa.

Ao conhecer esses livros, os candidatos ao Enem estarão mais preparados para responder às questões literárias do Enem, bem como aprofundar suas capacidades analíticas e interpretativas.

10 livros da literatura brasileira para o Enem 2023

1. “Iracema” (José de Alencar): Esta obra-prima do romantismo indianista mergulha o leitor na história de amor entre a índia Iracema e o colonizador português Martim. A linguagem poética e as descrições da natureza exuberante do Brasil são elementos marcantes nesse romance.

2. “Memórias Póstumas de Brás Cubas” (Machado de Assis): Como uma das obras mais conhecidas do realismo brasileiro, esse livro apresenta a trajetória peculiar de Brás Cubas após sua morte. A ironia e o sarcasmo do autor revelam uma crítica perspicaz à sociedade do século XIX.

3. “Dom Casmurro” (Machado de Assis): Nesta trama repleta de ambiguidades, o leitor é convidado a desvendar as dúvidas do narrador-personagem Bentinho sobre a suposta traição de sua amada Capitu. Um verdadeiro clássico da literatura brasileira.

4. “O Cortiço” (Aluísio Azevedo): O naturalismo é explorado magistralmente nessa obra, que descreve o cotidiano de um cortiço no Rio de Janeiro do século XIX, revelando as mazelas sociais e as características humanas mais primitivas.

5. “Memórias de um Sargento de Milícias” (Manuel Antônio de Almeida): Com um tom humorístico e leve, o livro conta as peripécias e aventuras do anti-herói Leonardo, um verdadeiro malandro carioca.

6. “Vidas Secas” (Graciliano Ramos): O sertão nordestino é o cenário dessa obra intensa que retrata a luta pela sobrevivência de uma família de retirantes. O realismo e a linguagem precisa de Graciliano Ramos tornam o livro inesquecível.

7. “Quincas Borba” (Machado de Assis): Neste romance, o autor explora questões filosóficas ao apresentar a teoria do Humanitismo, concebida pelo personagem Quincas Borba.

8. “Clara dos Anjos” (Lima Barreto): O preconceito racial é o foco deste romance realista que narra a história de Clara, uma jovem mulata carioca, em meio à sociedade do início do século XX.

9. “O Guarani” (José de Alencar): Neste romance indianista, a história de amor entre Peri e Ceci é ambientada no Brasil colonial, proporcionando uma viagem no tempo aos leitores.

10. “São Bernardo” (Graciliano Ramos): Com uma narrativa árida e sincera, o autor revela a história do fazendeiro Paulo Honório e suas ambições na vida.

Ao mergulhar nesses dez clássicos da literatura brasileira, os estudantes estarão mais preparados para enfrentar as questões literárias do Enem, além de enriquecerem sua bagagem cultural e literária. Essas obras atemporais são verdadeiros tesouros da literatura nacional e merecem ser conhecidas e apreciadas por todos aqueles que desejam ampliar seus horizontes intelectuais e emocionais.

Quais as datas do Enem 2023

1º dia – 05/11: Redação; 45 questões de Linguagens e Códigos; 45 questões Ciências Humanas
2º dia – 12/11: 45 questões de Ciências da Natureza; 45 questões Matemática

Acreditamos que o diálogo claro, franco e sem meias palavras é a melhor forma de construir um mundo melhor. Sua compra ajuda melhorar a estrutura do nosso site e no seu funcionamento das mais diversas maneiras, sobre tudo na criação e curadoria do melhor conteúdo para vocês.

Envie para
um amigo


Seja um apoiador

Ao se tornar um apoiador, você passa a receber conteúdos exclusivos e participa de sorteios e promoções especiais para apoiadores.

Comentários