FESTIVAIS MÚSICA

Festival Clássicos do Brasil celebra discos icônicos da nossa música na Marina da Glória

Atrações do evento que começou no Rio de Janeiro no último sábado (11) embalam fãs com álbuns eternizados na memória do público

Publicado em

Festival Clássicos do Brasil celebra discos icônicos da nossa música na Marina da Glória
Crédito: Tadeu Goulart

No último sábado (11), a Marina da Glória, no Rio de Janeiro, foi palco de um dos momentos mais especiais da música nacional: a primeira noite do Festival Clássicos do Brasil em 2025. O evento, que também acontecerá nos dias 12, 18 e 19 de outubro, carrega a proposta de revisitar discos que marcaram gerações, fazendo homenagem a obras históricas da MPB, do rock nacional, do reggae e da cultura urbana.

Uma celebração à memória musical brasileira

Com a missão de celebrar a beleza e a potência da música brasileira, a abertura do festival neste ano conduziu o público por meio de uma viagem sonora, com shows inteiros dedicados a álbuns icônicos. A primeira apresentação ficou a cargo de Gabriel o Pensador, que relembrou as canções do aclamado disco Quebra-Cabeça, de 1997. Terceiro trabalho de estúdio do rapper carioca, o material marcou uma evolução tanto musical quanto lírica na carreira de Gabriel, mantendo o estilo crítico e bem-humorado que sempre o caracterizou.

Depois do atraso de cerca de 20 minutos, quando o público ainda ocupava os espaços da pista à frente do palco, o artista, hoje com 51 anos, animou a plateia com canções que misturam crítica social, poesia urbana e reflexões ainda pertinentes para a sociedade atual. Alguns dos sucessos presentes em Quebra-Cabeça são “Cachimbo da Paz”, “2345meia78”, “Festa da Música” e “Pátria Que Me Pariu”.

Cidade Negra e a força do reggae brasileiro

Depois, foi a vez do Cidade Negra subir ao palco com o álbum Sobre Todas as Forças, lançado em 1994. No setlist, além de “Mucama”, que abriu o repertório com a participação de Gabriel, responsável pela colaboração gravada no estúdio, foi apresentado canções do disco que fizeram sucesso como “Querem Meu Sangue”, “Pensamento”, “Doutor” e “Onde Você Mora?”.

Inscreva-se na Newsletter do CSP!

Uma referência importante no reggae brasileiro, que atravessou décadas com canções de identidade e empatia, o Cidade Negra também tocou “Girassol”, faixa que recentemente esteve envolvida em uma polêmica de gênero levantada pelo vocalista Toni Garrido. Depois de mudar a letra trocando a palavra “menino” para “menina”, o cantor agradou tanto gregos como troianos incluindo os dois termos nos versos.

Clássicos do Brasil teve shows de Gabriel o Pensador, Cidade Negra, Nação Zumbi e Marcelo D2

Mais tarde, a Nação Zumbi interpretou na íntegra o cultuado disco Da Lama ao Caos, um marco do manguebeat lançado em 1994 que mistura ritmos nordestinos com crítica social e experimentalismo. Marcelo D2, última atração do evento naquele dia, surgiu no palco para cantar com Jorge Du Peixe e companhia o clássico “Samba Makossa”. No repertório, também foram apresentados outros hinos presentes em Da Lama ao Caos como a faixa-título, “A Cidade”, “Computadores Fazem Arte”, “Risoflora” e “A Praieira”.

Em seu próprio show, D2 apresentou o premiado álbum À Procura da Batida Perfeita, que rodou o mundo inteiro em 2003. A performance revisitou a fusão inovadora que o músico do Planet Hemp fez entre o samba, rap e rock, aliado a batidas modernas e uma energia pulsante. O público pôde sambar e cantar bem alto ao som de sucessos como “Vai Vendo”, “A Maldição do Samba”, “CB (sangue Bom)”, “Lodeando”, “Qual é?” e “À Procura da Batida Perfeita“.

Vale lembrar que o festival Clássicos do Brasil conta com a chancela de importantes apoiadores culturais, sendo apresentado pela Petrobras e pelo Ministério da Cultura via Lei Federal de Incentivo à Cultura, tendo ainda o apoio de empresas como Vivo, Amstel e Estácio + Instituto Yduqs, além da Secretaria de Estado de Cultura do Rio.

Confira fotos do Clássicos do Brasil 2025 clicadas por Tadeu Goulart logo abaixo!

Quer mergulhar ainda mais na história da música? Confira nossa seleção de reportagens e críticas musicais e descubra novos clássicos.

Envie para
um amigo


Seja um apoiador

Ao se tornar um apoiador, você passa a receber conteúdos exclusivos e participa de sorteios e promoções especiais para apoiadores.

Comentários