
Hamdan Ballal, cineasta palestino e um dos codiretores do documentário vencedor do Oscar 2025, “Sem Chão” (No Other Land), foi atacado por colonos israelenses e posteriormente detido por militares de Israel na vila de Susiya, localizada em Masafer Yatta, na Cisjordânia ocupada.
Índice
Ataque e Detenção
De acordo com relatos, um grupo de colonos invadiu a residência de Ballal, agredindo-o violentamente e causando ferimentos na cabeça e no abdômen. Enquanto recebia atendimento em uma ambulância, soldados israelenses retiraram-no do veículo e o levaram sob custódia. Até o momento, seu paradeiro é desconhecido.
Reações da Comunidade Cinematográfica
Yuval Abraham, cineasta israelense e codiretor de “Sem Chão”, expressou preocupação nas redes sociais:
“Um grupo de colonos acabou de linchar Hamdan Ballal, codiretor do nosso filme ‘No Other Land’. Eles o espancaram e ele tem ferimentos na cabeça e no estômago, sangrando. Soldados invadiram a ambulância que ele chamou e o levaram. Nenhum sinal dele desde então.”
Sobre “Sem Chão”
“Sem Chão” é um documentário que retrata a luta dos moradores de Masafer Yatta contra as demolições promovidas pelo exército israelense. O filme foi aclamado internacionalmente, recebendo o Oscar de Melhor Documentário em 2025.

Contexto de Masafer Yatta
Masafer Yatta é uma região composta por várias aldeias palestinas que enfrentam ameaças constantes de deslocamento devido às políticas de ocupação israelenses. A área tem sido palco de frequentes confrontos entre colonos israelenses, forças militares e residentes palestinos.
A comunidade internacional e organizações de direitos humanos têm manifestado preocupação com a segurança de Hamdan Ballal e condenam os atos de violência e detenção arbitrária. A situação ressalta as tensões persistentes na região e a necessidade de atenção contínua aos direitos e à segurança dos palestinos na Cisjordânia ocupada.
Envie para
um amigo
Seja um apoiador
Ao se tornar um apoiador, você passa a receber conteúdos exclusivos e participa de sorteios e promoções especiais para apoiadores.