O Filme “Barbie”, uma das estreias mais aguardadas do ano foi banida do Vietnã depois de uma cena mostrar – em um mapa – uma região do do Vietnã reivindicada pela China como parte do território chinês
Segundo informações do Jornal Dan Trie e confirmado pelo Jornal The Guardian, o diretor chefe do departamento de cinema do Ministério da Cultura, Esportes e Turismo vietnamita, Vi Kien Thanh, confirmou que o filme da Barbie não será distribuído no Vietnã por mostrar o polêmico mapa das ‘linha de nove traços’.
A “linha dos nove traços” em forma de U é usada nos mapas chineses para ilustrar as reivindicações do país sobre uma grande área do Mar do Sul da China, incluindo um conjunto de ilhas disputadas pelas Filipinas, Brunei, Malásia e Taiwan, além do próprio Vietnã.
Índice
“Não concedemos licença para o filme americano Barbie ser lançado no Vietnã porque contém a imagem ofensiva da linha de nove traços”, informou o jornal, citando Vi Kien Thanh, chefe do departamento de cinema, o órgão do governo encarregado de licenciar e censurar filmes estrangeiros.
A China reivindica mais de 80% do Mar do Sul da China, com base em um mapa de 1947 onde aparece a linha das nove raias, em um ponto a aproximadamente 1.800 quilômetros ao sul das ilhas Hainan.
O argumento é contestado por países vizinhos, incluindo o Vietnã.
Cena polêmica causa proibição no Vietnã
O Departamento de Cinema do Vietnã anunciou uma proibição surpreendente que está causando polêmica em todo o país. O novo filme da Barbie, uma das estreias mais aguardadas do ano, não será exibido nas telas vietnamitas devido a uma cena específica que retrata um mapa controverso.
A decisão foi confirmada pelo diretor chefe do departamento de cinema do Ministério da Cultura, Esportes e Turismo vietnamita, Vi Kien Thanh.
O mapa das “linha de nove traços”
A controvérsia gira em torno de uma cena do filme que mostra um mapa onde é destacada uma região do Vietnã reivindicada pela China como parte de seu território
Essa área específica é ilustrada pela famosa “linha de nove traços“, utilizada nos mapas chineses para reforçar as reivindicações do país sobre o Mar do Sul da China.
A linha de nove traços abrange uma vasta área, incluindo ilhas disputadas pelas Filipinas, Brunei, Malásia, Taiwan e Vietnã.
Censura e licenciamento de filmes estrangeiros
O departamento de cinema do Vietnã é responsável por licenciar e censurar filmes estrangeiros, e foi nesse contexto que a proibição do filme da Barbie foi imposta. De acordo com Vi Kien Thanh, o órgão do governo não concedeu licença para a exibição do filme no Vietnã devido à imagem considerada ofensiva da linha de nove traços.
Disputas territoriais no Mar do Sul da China
A China reivindica mais de 80% do Mar do Sul da China, com base em um mapa datado de 1947 que mostra a linha das nove traços.
Essa reivindicação é contestada por vários países vizinhos, incluindo o Vietnã, que alegam direitos sobre a mesma área marítima.
A questão das disputas territoriais na região tem sido fonte de tensões geopolíticas nos últimos anos.
Sobre Barbie – O Filme 2023
O longa protagonizado por Margot Robbie, Ryan Gosling e com participação de Dua Lipa estava programado para estrear no Vietnã em 21 de julho, a mesma data que nos Estados Unidos.
Apesar de inspirada na personagem boneca associada à infância, a Barbie live-action não é um filme exatamente para crianças.
O filme conta a história de bonecas que viviam “inanimadamente” no mundo perfeito da Barbieland que de repente um dia caiu em uma crise existencial. Barbie (Margot Robbie) sente que a vida é bastante vazia quando todos os dias são ótimos.
Ela decide deixar a Barbieland para vir para o mundo real com seu namorado Ken (Ryan Gosling). A partir daqui, as histórias engraçadas começam.
Fotos: Divulgação/Warner Bros. Entertainment
Envie para
um amigo
Seja um apoiador
Ao se tornar um apoiador, você passa a receber conteúdos exclusivos e participa de sorteios e promoções especiais para apoiadores.