fbpx
TEATRO

Teatro: InConto Marcado estreia o espetáculo “Plantou Palavra, Colheu Poesia”, que une literatura, teatro e educação

Publicado em

Teatro: InConto Marcado estreia o espetáculo “Plantou Palavra, Colheu Poesia”, que une literatura, teatro e educação

Criado em 2010 pela atriz Daniele Yanes, que iniciou a carreira artística interpretando a Narizinho do Sítio do Picapau Amarelo (1981-82, Rede Globo), o projeto InConto Marcado chega ao Rio de Janeiro fazendo a história acontecer, literalmente.

Através da proposta de teatro itinerante de incentivo à cultura, já circulou por 25 municípios do Ceará, atingindo um público total de 35 mil espectadores – entre alunos e professores da rede pública de ensino, beneficiados com espetáculos de qualidade baseados em obras da literatura brasileira e oficinas de teatro gratuitos para professores.

O projeto tem patrocínio da Enel e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro através do Edital Enel de Seleção de Projetos Culturais e Esportivos Incentivados – RJ.

https://www.youtube.com/watch?v=95jmRu3HTWw

Para este ano, o projeto sofreu algumas alterações devido à pandemia e foi dividido em duas etapas a serem trabalhadas no Estado do Rio de Janeiro: atividades online a partir do dia 21 de setembro deste ano e a circulação em seis cidades do Estado em 2021 – sem perder o conteúdo informativo e educacional do projeto. Todas as informações estarão na plataforma www.incontomarcado.com.br.

O projeto, que tem como principais focos a difusão artística, acessibilidade e democratização do acesso à arte, foi ganhador do Prêmio FUNARTE de Circulação Literária 2010 e de quatro edições do Edital Mecenas das Artes do Ceará, com o patrocínio da ENEL (2014 a 2017). Em 2019 o espetáculo mais recente do projeto, Plantou Palavra Colheu Poesia, foi contemplado pelo edital de ocupação da Caixa Cultural e realizado nas cidades de Fortaleza e Salvador, com patrocínio da Caixa Econômica.

As ações começam com a live de lançamento do projeto no dia 21 de setenbro com a Trupe do InConto Marcado, juntamente com o site interativo e o 1º episódio dos 6 vídeos que serão disponibilizados a cada semana, contando a história/narrativa do espetáculo Plantou Palavra, Colheu Poesia (uma adaptação do livro homônimo da escritora Socorro Acioli, vencedora do Prêmio Jabuti). O sexto e último episódio reserva um presente: será uma live especial de dia das crianças.

O público poderá acompanhar as ações pelo canal do YouTube do projeto e no site www.incontomarcado.com.br. E a partir do dia 02 de novembro começa o Curso Online de Teatro para professores. Serão 80 vagas por cidade a serem preenchidas pela Secretaria de Educação do Estado e a produção do projeto, ou através de cadastro no site. Estão no radar do projeto as cidades Teresópolis, Nova Friburgo, Petrópolis, Bom Jardim, Santa Maria Madalena e Niterói.

A segunda etapa do InConto Marcado será em 2021 com a circulação do espetáculo Plantou Palavra, Colheu Poesia pelas cidades onde acontecerá o Curso de Teatro para professores – sem datas definidas, por enquanto. Sob direção de Daniele Yanes, mentora do projeto, roteirista e atriz, o espetáculo faz sua primeira imersão no sudeste do país e irá percorrer cidades da região serrana do estado.

O espetáculo é uma bela oportunidade de absorver a cultura brasileira na sua essência. Os atores apresentam uma vibrante narrativa que exalta a cultura popular brasileira, destacando Patativa do Assaré, consagrado como um dos mais importantes poetas populares do mundo. O projeto é patrocinado pela ENEL, através da lei de Incentivo à Cultura.

Comemorando 10 anos do projeto, esta etapa fluminense do InConto Marcado reserva uma novidade: os músicos Carlos Malta e Rodrigo Sestrem produziram trilha sonora especialmente para o projeto. Sestrem, poeta, cantor e artista popular baiano, criou peças originais para o espetáculo como poemas e cordéis – além de letrar músicas já existentes do multinstrumentista, arranjador, compositor e educador carioca Carlos Malta.

“A música tema do Cordel do InConto Marcado tem letra do Rodrigo e composição inédita e original do Malta. Já a música tema do Plantou Palavra Colheu Poesia foi feita a letra em cima de uma obra já conhecida do Malta, chamada Barrigada. E tem O Côco da Feira de Assaré, também inédita, entre outras”, diz Daniela.

Atuando também como arte-educadora, a curitibana Daniele Yanes conta que, de alguma forma, foi a vida profissional como atriz que a levou a pensar em um projeto que faz adaptações teatrais de grandes autores brasileiros para as crianças. Explica-se: com apenas 9 anos a atriz fez a personagem Narizinho do Sítio do Picapau Amarelo, da TV Globo, o que já era um grande projeto de incentivo à leitura sob o legado de Monteiro Lobato. Ainda na infância interpretou a escritora Zélia Gattai, na série “Anarquistas Graças a Deus” (TV Globo).

E, antes de tudo, é filha de leitores assíduos, o que credita que contribuiu muito na sua formação e consolidou a ideia de trabalhar com literatura e arte. “Sei e acredito no imenso poder de transformação e crescimento humano por meio dos livros e sabemos que o Brasil tem um dos mais baixos índices de leitores do mundo. E então senti que esse era meu interesse, seguir trabalhando com incentivo à leitura através do teatro e fazer a minha parte possível nessa cadeia de formar novos leitores. A partir dos anos 2000 comecei a dedicar mais ainda o meu trabalho para esse objetivo de colocar a arte à serviço da educação. Esse é meu foco e é nisso que deposito minha energia”, diz Daniele.

Plantou Palavra, Colheu Poesia

O espetáculo é uma singela homenagem aos poetas e à arte popular brasileira. Com uma estética vibrante e conteúdo musical, brincante e profundo, o espetáculo passeia por várias linguagens em sua concepção, com a presença de bonecos, pernas de pau, música ao vivo, poesia. A peça é uma adaptação teatral da obra de Socorro Acioli, escritora cearense, uma das mais referendadas autoras brasileiras de literatura infantil e juvenil da atualidade. No palco, Diego Marques, Jefferson Tinoco e Geórgia Amaro, atores cearenses da nova geração de grande talento, com formação em artes cênicas e arte popular, que dão vida a diversos personagens ao longo da narrativa.

Traçando um paralelo com a vida de Patativa, a peça narra a história de Francisco, um menino que se retira com a família para Assaré e conhece um agricultor e poeta chamado Antônio. A partir deste encontro, começa sua aventura em busca de descobrir como se faz poesia.

Com uma estrutura técnica independente o projeto possui a sua caixa cênica, num formato flexível com total autonomia podendo adaptar-se a diferentes locais, possibilitando a sua plena itinerância e circulação, tanto em teatros convencionais como em espaços alternativos e públicos (praças, quadras, etc).

SERVIÇO:

Projeto InConto Marcado – Primeira etapa

Onde: pelas plataformas online a partir do dia 21 de setembro deste ano: Canal do YouTube do projeto (https://www.youtube.com/incontomarcado) e no site www.incontomarcado.com.

  • Lançamento plataforma InConto Marcado – 21/09
  • Live de lançamento do site com a Trupe – 21/09
  • Lançamento 06 vídeos com a narrativa do espetáculo – 1º episódio no dia 14/08 (depois 1 vídeo por semana):

1º episódio – 28/09

2º episódio – 05/10

3º episódio – 12/10

4º episódio – 19/10

5º episódio – 26/10

6º episódio – 02/11 – Curso Online de Teatro para professores

Projeto InConto Marcado – Segunda etapa: apresentação do espetáculo Plantou Palavra, Colheu Poesia em 2021

Circulação Rio de Janeiro – Teresópolis, Nova Friburgo, Petrópolis, Bom Jardim, Santa Maria Madalena e Niterói (ainda sem datas definidas)

Duração: 55 minutos

Classificação etária: Livre (a partir de 5 anos)

Envie para
um amigo


Seja um apoiador

Ao se tornar um apoiador, você passa a receber conteúdos exclusivos e participa de sorteios e promoções especiais para apoiadores.

Comentários