fbpx
TEATRO

Musical “Jacksons do Pandeiro” em nova temporada no Teatro Porto

Publicado em

Musical “Jacksons do Pandeiro” em nova temporada no Teatro Porto

O premiado musical “Jacksons do Pandeiro“, reestreia em São Paulo, até o 26 de março de 2023*, no Teatro Porto. com apresentações às sextas-feiras e sábados às 20h e aos domingos, às 17h.

Idealizado e produzido pela Sarau Cultura Brasileira, responsável por espetáculos como ‘Elza’, ‘Suassuna – O Auto do Reino do Sol’, ‘Sísifo’, ‘Macunaíma’ e ‘A Hora da Estrela ou o Canto de Macabéa‘.

O grupo escolheu homenagear o cantor, compositor e multi-instrumentista paraibano Jackson do Pandeiro (1919-1982), que recebeu a alcunha de ‘Rei do Ritmo’ por suas mais de 400 canções recheadas de gêneros brasileiríssimos, como samba, forró, baião e frevo.

O espetáculo não se trata de uma biografia, mas aborda momentos e músicas de Jackson que se relacionam com a vida dos atores em cena.

Teatro | Musical Jacksons Do Pandeiro Foto: Renato Mangolin

Os integrantes da Barca (Adrén Alves, Alfredo Del-Penho, Beto Lemos, Eduardo Rios e Ricca Barros) junto com artistas convidados: Jef Lyrio, Everton Coroné, Lucas dos Prazeres e Luiza Loroza. Desenvolveram durante meses, em oficinas, pesquisas e muitos ensaios. Os artistas também tiveram uma longo processo de exercícios para desenvolver suas histórias pessoais com o texto apresentado.

Além de canções do próprio repertório de Jackson do Pandeiro, o musical traz músicas novas, que transformam a obra do homenageado, com novos arranjos e letras, afim de introduzir as canções criadas no processo de pesquisa do grupo.

Assim como nas montagens anteriores da Barca, em Jacksons do Pandeiro, não seria diferente. No espetáculo, todos os instrumentos são tocados pelos atores em cena.

Quem é Jackson do Pandeiro?

Natural de Alagoa Grande (PB), José Gomes Filho (1919-1982) iniciou a sua trajetória artística ao acompanhar a mãe em rodas de coco, nos arredores de um engenho. Alfabetizado aos 35 anos, ele migra para o Rio de Janeiro e estreia em disco (1953) com um compacto que trazia dois sucessos que marcariam a sua carreira: ‘Sebastiana’ e ‘Forró em Limoeiro’.

Nos anos que seguiram, participou de filmes, festivais e apresentou composições – a maioria com um toque característico de humor – que entrariam para a história da música popular brasileira. Deixou como legado mais de 140 discos recheados dos mais diversos gêneros, como samba, forró, baião, entre outros.

SERVIÇO

Musical Jacksons do Pandeiro
Teatro Porto – Al. Barão de Piracicaba, 740 – Campos Elíseos – São Paulo.
Temporada: De 3 de fevereiro a 26 de março (exceto nos dias 17, 18 e 19 de fevereiro)
Sessões: Sextas e sábados às 20h; domingos às 17h.
Ingressos: A partir de R$35 (meia entrada). Venda Online: Sympla
Acessibilidade: 10 lugares para cadeirantes e 5 cadeiras para obesos.
Classificação: 10 anos.
Duração: 120 minutos.

Foto: Renato Mangolin

Envie para
um amigo


Seja um apoiador

Ao se tornar um apoiador, você passa a receber conteúdos exclusivos e participa de sorteios e promoções especiais para apoiadores.

Comentários