Com patrocínio da Enel Distribuição Rio e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, através do Edital Enel de Seleção de Projetos Culturais e Esportivos Incentivados – RJ, a produtora, educadora e atriz Daniele Yanes (que já foi a Narizinho do Sítio de Monteiro Lobato) promove o incentivo à leitura através do projeto InConto Marcado, que inicia a circulação do espetáculo “Plantou Palavra, Colheu Poesia” em quatro cidades do Estado do Rio de Janeiro.

A primeira será Petrópolis, na Região Serrana, nos dias 03 e 04 de novembro, para o público das escolas públicas da região (alunos e professores). Será na Praça Céu (Estr. União e Indústria, 746-844 – Posse, Petrópolis). A circulação ainda prevê a Oficina de Teatro Literatura Brincante – para professores de instituições públicas habilitadas, que acontecerá dia 05 de novembro.

Com 10 anos em atividade, o InConto Marcado é um projeto de incentivo à leitura que apresenta espetáculos teatrais baseados em obras da literatura brasileira. Através das potências do teatro, da poesia, da literatura e da música, se dedica a semear o gosto pela leitura e pelas artes em geral. É um encontro marcado entre a arte brasileira e a educação, entre os artistas e o público, entre professores e alunos, todos juntos no mesmo momento In Conto, dentro do Conto, através do Teatro.

“O InConto bebe em algumas das fontes mais tradicionais da arte, como o teatro mambembe, a contação de histórias e a literatura. Une essas forças para tocar e encantar toda sorte de crianças, inclusive as enrugadas e calvas”, explica Daniele Yanes, idealizadora e produtora executiva do projeto. ‘Mais do que um projeto de teatro, o InConto Marcado é essencialmente uma iniciativa que busca o incentivo à leitura e este objetivo está presente em todos os seus pilares, trazendo o Livro como um elemento-chave, que oferece ao público acesso a um universo mágico, criativo e transformador”, analisa Daniele.

‘Plantou Palavra, Colheu Poesia’ é o mais recente espetáculo do projeto, uma adaptação do livro homônimo da premiada escritora cearense Socorro Acioli, uma singela homenagem a todos os poetas e à arte popular brasileira. Com forte influência do teatro mambembe, a Trupe do InConto Marcado, com três atores, se desdobra em diversos personagens que, juntos, contam a história de Francisco, um menino que se retira com a sua enorme família para Assaré. Lá ele conhece um agricultor e poeta chamado Antônio – na peça personificado na figura de Patativa do Assaré – e, a partir deste encontro mágico e transformador, começa a sua aventura em busca de descobrir como se faz poesia.

Realizado numa Caixa Cênica itinerante, o espetáculo passeia por várias linguagens em sua concepção, com a presença de bonecos, pernas de pau, música ao vivo e poesia, para a construção de uma atmosfera poética e vibrante. O lúdico, o poético e o popular estão presentes em tudo.

A etapa fluminense vem com uma trilha sonora original e, para sorte e honra do projeto, esta missão ficou a cargo do multi-instrumentista, arranjador, compositor e educador carioca Carlos Malta, conhecido como “escultor do vento”, com quarenta anos de carreira, e do poeta, cantor e artista popular baiano Rodrigo Sestrem.

O resultado de tudo isso é uma legítima homenagem aos autores, poetas e cantadores do Nordeste, através de uma verdadeira aventura poética, brincante, musical e interativa.

O espetáculo será apresentado ainda nas cidades de Iguaba Grande, Santa Maria Madalena e Niterói. Duração: 55 minutos Classificação etária: Livre (a partir de 5 anos) .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.