fbpx
TEATRO

“A Última Sessão de Freud” em cartaz no Teatro Bravos

Publicado em

“A Última Sessão de Freud” em cartaz no Teatro Bravos

Com direção de Elias Andreato e estrelado por Odilon Wagner e Claudio Fontana, o espetáculo narra um encontro hipotético entre o pai da psicanálise e o escritor C.S. Lewis.

A trama apresenta um encontro fictício entre Sigmund Freud (Odilon Wagner – indicado ao Prêmio APCA 2022) o pai da psicanálise, e o escritor, poeta e crítico literário C.S.Lewis (Claudio Fontana), dois intelectuais que influenciaram o pensamento científico filosófico da sociedade do século 20.

Durante esse diálogo, Sigmund Freud, crítico implacável da crença religiosa, e C.S. Lewis, renomado professor de Oxford, crítico literário, ex-ateu e influente defensor da fé baseada na razão, debatem, de forma apaixonada, o dilema entre ateísmo e crença em Deus.

O texto de Mark St. Germain é baseado no livro Deus em Questão, escrito pelo Dr. Armand M.Nicholi Jr. – professor clínico de psiquiatria da Harvard Medical School. Freud quer entender por que um ex-ateu, um brilhante intelectual como C.S. Lewis, pode, segundo suas palavras, “abandonar a verdade por uma mentira insidiosa” – tornando-se um cristão convicto.

No gabinete de Freud, na Inglaterra, eles conversam sobre a existência de Deus, mas o embate verbal se expande por assuntos como o sentido da vida, natureza humana, sexo, morte e as relações humanas, resultando em um espetáculo que se conecta profundamente com o espectador através de ferramentas como o humor, a sagacidade e o resgate da escuta como ponto de partida para uma boa conversa.

O sarcasmo e ironia rondam toda essa discussão. As ideias contundentes ali propostas nos confundem, por mais ateus ou crentes que sejamos.

O cenário assinado por Fábio Namatame reproduz o consultório onde Freud desenvolvia sua psicanálise e seus estudos. Ele estava exilado na Inglaterra depois de ter fugido da perseguição nazista na Áustria, em plena segunda guerra mundial, no ano de 1939.

Sinopse peça “A Última Sessão de Freud”

No gabinete de Freud, na Inglaterra, o pai da psicanálise e o escritor C.S. Lewis conversam sobre a existência de Deus, mas o embate verbal se expande por assuntos como o sentido da vida, natureza humana, sexo e as relações humanas, resultando em um espetáculo que se conecta profundamente com o espectador através de ferramentas como o humor, a sagacidade e o resgate da escuta como ponto de partida para uma boa conversa. O sarcasmo e ironia rondam toda essa discussão. As ideias contundentes ali propostas nos confundem, por mais ateus ou crentes que sejamos.

Serviço

A Última Sessão de Freud, de Mark St. Germain
Temporada: 20 de janeiro a 30 de abril
Sextas e aos sábados, às 20h; e aos domingos, às 19h
Teatro Bravos – Rua Coropé, 88, Pinheiros, São Paulo, SP
Ingressos: A partir de R$ 50,00 (meia entrada)
Vendas online: VIA SYMPLA CLICANDO AQUI
Bilheteria: De terça a domingo, das 13h às 19h ou até o início do último espetáculo.
Classificação:12 anos
Duração: 90 minutos
Acessibilidade: Elevadores e escadas rolantes de acesso à sala de espetáculos em todos os andares, além de seis posições para cadeirantes e seis poltronas para obesos.

Envie para
um amigo


Seja um apoiador

Ao se tornar um apoiador, você passa a receber conteúdos exclusivos e participa de sorteios e promoções especiais para apoiadores.

Comentários