fbpx
NOTÍCIAS

Asteroide do tamanho do Maracanã aproxima-se da Terra: Entenda os riscos e visibilidade!

A NASA (Agência Espacial Americaca), confirmou que o asteroide 2008 OS7, comparável ao tamanho do Estádio do Maracanã, passará perto da Terra este mês. Saiba por que a NASA o classificou como 'potencialmente perigoso' e o que podemos esperar.

Publicado em

Asteroide do tamanho do Maracanã aproxima-se da Terra: Entenda os riscos e visibilidade!
Asteroide do tamanho do Maracanã se aproxima da Terra: ‘potencialmente perigoso’, diz Nasa | Foto: Agência CSP/Getty Images/Canva Pró

Imagine um asteroide tão grande quanto estádio Maracanã voando pelo espaço e se aproximando da Terra. Esse cenário parece tirado de um filme de ficção científica, mas é exatamente o que está acontecendo com o asteroide 2008 OS7.

Com o impressionante tamanho de aproximadamente 271 metros, essa rocha espacial gigantesca está prestes a fazer uma passagem próxima ao nosso planeta.

Porém, não há motivo para alarme: a NASA assegura que não há risco de colisão.

Asteroide 2008 OS7 deve se aproximar da Terra na sexta-feira | Foto: Agência CSP/Getty Images/Canva Pró

A passagem do asteroide está marcada para esta sexta-feira, dia 2 de fevereiro, às 11h41 (horário de Brasília), quando ele estará a 2,8 milhões de quilômetros da Terra.

Para colocar isso em perspectiva, é mais ou menos sete vezes a distância entre a Terra e a Lua. Embora possa parecer próximo em termos espaciais, na realidade, estamos completamente seguros.

O termo “potencialmente perigoso” pode soar alarmante, mas o que isso realmente significa? Segundo a NASA, asteroides com essa classificação têm mais de 140 metros de diâmetro e se aproximam a menos de 7,5 milhões de quilômetros da órbita terrestre.

Embora 2008 OS7 se enquadre nessa categoria, especialistas como o Dr. Minjae Kim, do Departamento de Física da Universidade de Warwick, enfatizam que não há motivo para preocupação, pois o asteroide não entrará na atmosfera terrestre.

Não precisamos nos preocupar muito com isso, pois este asteroide não entrará na atmosfera da Terra, embora ainda se aproxime dela.”

A visibilidade de asteroides como o 2008 OS7 é um tema fascinante. A maioria dos asteroides são pequenos demais para serem vistos sem a ajuda de tecnologias avançadas.

Até agora, apenas alguns gigantes espaciais como Pallas e Vesta, com diâmetros em torno de 500 km, foram visíveis a olho nu ou com equipamentos menos avançados. Isso torna a observação espacial um campo sempre emocionante e em constante evolução.

Olhando para o futuro, o próximo encontro notável com um asteroide “potencialmente perigoso será com o 99942 Apophis, em 14 de abril de 2029.

Eventos como estes são oportunidades incríveis para a comunidade científica e entusiastas do espaço aprenderem mais sobre esses visitantes misteriosos e as forças que governam nosso sistema solar.

Você também pode gostar:

Enquanto nenhum asteróide atinge nosso querido planeta, vamos admirando todo o conhecimento que a ciência nos oferece e contemplando toda vastidão e maravilha do universo que nos cerca.

Enquanto o asteroide 2008 OS7 passa pela Terra sem causar dano, ele nos dá uma chance de refletir sobre nosso lugar no cosmos e a importância de continuar explorando e entendendo o espaço infinito.

Envie para
um amigo


Seja um apoiador

Ao se tornar um apoiador, você passa a receber conteúdos exclusivos e participa de sorteios e promoções especiais para apoiadores.

Comentários