
A dupla Matheus Henrique & Gabriel, músicos naturais do interior de São Paulo, soma mais de 50 milhões de reproduções nas plataformas de música.
Vivendo uma excelente e intensa fase na carreira, especialmente pela gravação do DVD Ao Vivo na Retronejo, a dupla também chamou a atenção com seu novo single, que trouxe o uso da inteligência artificial no processo de composição.

A história dos dois começou nas ruas do Vale do Ribeira, em Registro, no inteiror paulista, como lembrou Matheus:
“A gente cresceu juntos, com os mesmos amigos e as mesmas paixões.”
A afinidade logo se transformou em parceria musical e eles até chegaram a passear pelo rock. Porém, em 2011, durante uma festa local, os dois perceberam o amor em comum pelo sertanejo e decidiram montar uma dupla. O primeiro show foi em uma pizzaria da cidade e já ficou lotado, como também recordou Matheus:
“A gente percebeu ali que levava muita gente pros shows. Foi quando entendemos que dava pra transformar aquele sonho em profissão.”
Desde então, vieram os palcos maiores, os primeiros sucessos e as parcerias com artistas como Felipe Araújo e Danilo Davi, até o momento de maturidade que vivem hoje, o que inclui a concepção da Retronejo, que começou como uma festa entre amigos e se tornou um fenômeno de público.
Criada para celebrar o sertanejo universitário dos anos 2000, a label cresceu tanto que se tornou o cenário do novo DVD da dupla. “A Retronejo é mais do que um show, é um movimento. A gente toca Jorge & Mateus, João Bosco & Vinícius, César Menotti & Fabiano… é a trilha sonora de uma geração”, explica Matheus.
A última edição reuniu mais de 4.500 pessoas, com direito a open bar, touro mecânico e o público cantando cada música do repertório. Empolgado, o músico afirmou:
“Foi o cenário perfeito para registrar essa nova fase. É ali que a gente se conecta com quem começou a ouvir sertanejo naquela época, mas também com a nova geração que está redescobrindo essas músicas.”
Inscreva-se na Newsletter do CSP!
O audiovisual Matheus Henrique & Gabriel – Ao Vivo na Retronejo deve ser lançado ainda em 2025 com participações especiais e arranjos que atualizam os clássicos com a sonoridade atual da dupla, que declarou:
“A gente cresceu ouvindo Jorge & Mateus, por exemplo, são nossa maior referência. Eles abriram caminho para toda uma geração e chegaram ao topo, estão em outra fase. Esse é o momento que surge espaço para quem vem com força e verdade, é a nossa vez.”
Para dar sustentação a esse novo ciclo, Matheus e Gabriel passaram a integrar o casting da Feeling Music, empresa de gestão e desenvolvimento artístico comandada por Bulg) e Gabriel Sell, profissionais que já atuaram com Gustavo Mioto, Luan Santana, Lauana Prado, Matheus & Kauan e Fernando & Sorocaba.
Entre as colaborações já lançadas, estão as parcerias com Felipe Araújo e Danilo Davi. Para o futuro, os dois sonham em gravar com Jorge & Mateus e Henrique & Juliano, suas maiores referências. Parece ser só questão de tempo, né?
Confira abaixo o recente lyric video de “Capivara”!
✊ Apoie o conteúdo independente
Este artigo é parte de um esforço contínuo para questionar, investigar e provocar. Se você acredita na importância de uma cultura crítica, independente e acessível, considere apoiar nossos produtores de conteúdo, artistas e jornalistas.
Chave Pix: apoie@canseideserpop.com
Envie para
um amigo
Seja um apoiador
Ao se tornar um apoiador, você passa a receber conteúdos exclusivos e participa de sorteios e promoções especiais para apoiadores.