Ícone do site Cansei De Ser Pop

Análise: “Fé”, novo vídeo clipe de Iza

Lembro bem quando me tornei fã da IZA, o Youtube me recomendou o clipe de “Quem sabe sou eu” lançado em 25 de Novembro de 2016. Naquele momento soube que ela seria gigante, mas não imaginava que seria a artista com o melhor repertório de música e clipes tão rápido.

“Tá reclamando da minha roupa, tá reclamando do meu beijo, abre o olho eu tô na moda e quem manda em mim sou eu.” Iza, 2016

De 2016 para 2022 muita coisa aconteceu e Iza nos mostrou que para viver num Brasil com tanta desigualdade é preciso muita Ginga, que por mais Pesadão que seja o momento que estamos vivendo é necessário coragem para estar na Linha de Frente, eu sei que é difícil, mas é fundamental encarar a vida Sem Filtro e com que dia melhores virão.

Assista Fé:

IZA - FÉ (Videoclipe Oficial)

Em seu mais novo single ela não canta sobre sexo, amor ou ostentação, a música foi inspirada na trajetória de Iza, mas parece mais um retrato da vida de diversos brasileiros.

“Minha mãe trabalhava em três escolas, a gente já estava fazendo extra vendendo sanduíche e mesmo assim não estava sendo suficiente. Eu me sentia muito egoísta de tentar correr atrás de um sonho enquanto os boletos chegavam e minha mãe trabalhava para caramba”. Iza, 2022.

Analisando a letra da música, eu vejo um projeto tão plural, a canção pode ter sido pensada e idealizada para ser sobre Iza, mas sinto que assim como todos os trabalhos da carioca, não é sobre um, mas sim sobre todos.

Caso você não saiba, 37,7% das mães brasileiras são mães solteiras, segundo pesquisa do IBGE. Mães essas que são responsáveis por criar, educar e manter seus filhos sozinhas,

Para essas mulheres o que resta é “Fé”.

Segundo o IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, a pandemia derrubou em 46% a participação das mulheres no mercado de trabalho.

“Eu estou sem renda, sem trabalho. Se antes, já era difícil, agora eu não sei. Preciso de ajuda com eles para procurar emprego. Eu posso lutar na justiça pelo suporte financeiro, mas não tenho onde lutar para obrigar que ele ame meus filhos a ponto de se envolver na vida deles”. Monique, mãe solo de gêmeos em entrevista para o G1.

Iza sabe a importância de seu trabalho e principalmente o papel da arte na história, ainda mais em um ano eleitoral, que é o caso de 2022, sabendo disso, ela entrega não só uma música, mas também um vídeo clipe provocante que é impossível assistir e não ficar reflexivo.

Entenda o clipe de “Fé”, de Iza.

O videoclipe é fruto da parceria de longa data de Iza e Felipe Sassi, que trabalha com a cantora desde o inicio de sua carreira, aqui vale uma menção, é muito legal ver o crescimento e evolução de ambos.

Iza como Iemanjá

Iza explora diversos enquadramentos, cores e figurinos no clipe da canção “Fé”. Foto: Guilherme Nabhan

O primeiro figurino de Iza me lembrou diretamente a rainha do mar, Iemanjá.

A trajetória de Iemanjá, é de muita batalha até que ela se tornar a Rainha do Mar, passa por um relacionamento complicado, onde ela estava irritada e triste, mas com coragem e fé, ela deixou seu marido e partiu atrás de sua felicidade.

Fonte: Revista Claudia

Cuspiram no rosto de Iza

Cena do clipe Fé da cantora Iza | Foto: Guilherme Nabhan

Essa provavelmente é a cena mais forte do vídeo e também a que Iza mais teve que se entregar para o projeto.

A cantora enfrenta o que pra ela podem ser os haters, mas para as mulheres negras que Iza representa, pode ser a sociedade, afinal:

"A pessoa mais desrespeitada na América é a mulher negra;
A pessoa mais desprotegida da América é a mulher negra;
A pessoa mais negligenciada da América é a mulher negra"
Malcon X, (1992)

Se a vida te der limões, faça uma limonada.

Iza no clipe da canção fé em tons azuis como referência a Rainha das Águas | Foto: Guilherme Nabhan
"Fé no proceder, na luta e na lida
Enquanto a gente não conquista
Segue em frente firme"
Fé, Iza (2022)

Outra cena linda do clipe, é quando Iza usa como escada toda a crítica e ódio que recebeu em sua carreira, afinal o que resta para as mulheres e homens pretos que diariamente são atacados e diminuídos é Fé no proceder, e como a própria carioca diz.

"sagacidade pra viver lutar, cair, crescer"
Ginga, Iza (2018)

A chuva da vitória vai reinar no fim

E como a Pabllo Vittar canta em Rajadão (2020), “A chuva da vitória vai reinar no fim

Bem como pontuado pelo comunicador Spartakus, o final do clipe conta com um coral, com as cores da bandeira do Brasil e por fim a chuva da vitória cai sobre o povo que não Foge a luta.

Iza entrega mais um trabalho impactante, artístico que representa a força e a capacidade de se adaptar presente dentro de cada Brasileiro.

Trecho da música “Fé” | Foto: Guilherme Nabhan

Você pode gostar:
Iza Fala Sobre Governo Bolsonaro, Lançamentos E Maconha

Sair da versão mobile