O primeiro romance de Jacqueline Woodson voltado para o público adulto, com tradução em português, Um Outro Brooklyn, mescla a profundidade dos sentimentos de uma adolescente, com um olhar maduro da protagonista Augusta.

Lançado no Brasil pela editora Todavia, o romance da premiada escritora norte-americana – ganhadora do prêmio Hans Christian Andersen em maio deste ano – teve “Um Outro Brooklyn” escolhido para ser seu primeiro livro traduzido para o português fazendo sua estreia no mercado editorial nacional.

Entre seus trabalhos mais famosos, estão Brown Girl Dreaming, que trata de memórias de infância, e The Other Side, que fala do racismo nos Estados Unidos.

Os livros voltados para o publico infantil – um mercado no qual Jacqueline já transita com muita experiência – ainda não chegaram ao Brasil. Além do romance Um outro Brooklyn, a editora Todavia ainda pretende lançar no próximo ano uma tradução de “Red at the Bone“.

Em Um Outro Brooklyn, conhecemos Augusta, mulher negra, antropóloga que estuda rituais funerários de várias culturas. Criada pelo pai, teve dificuldades de lidar na infância com o fato de a mãe estar morta, nos anos 70, muda-se para o Brooklyn com o pai e o irmão.

Muito diferente do “hype” que conhecemos hoje, o bairro do Brooklyn narrado por Augusta aborda tanto as misturas culturais com a imigração como os índices de criminalidade que subiam com o numero de usuários de heroína.

Neste artigo do site “Vice“, vocês podem ver um pouco mais como eram as ruas, estilo e visual das pessoas na época.

Como o Brooklyn realmente era nos anos 70 e 80

Lá, descobre na amizade com Sylvia, Angela e Gigi uma nova forma de encarar a vida e lidar com sua realidade. Em meio às tramas da história, são abordadas a violência contra a mulher, a gravidez na adolescência, preconceitos e religião.

Jacqueline Woodson criou as memórias de Augusta com uma grandiosa riqueza de detalhes, citar as músicas que tocavam nos ambientes naquela época, revirar as emoções da protagonista, mostrar suas percepções do bairro através da vista da janela. Criando momentos que fazem de Um Outro Brooklyn uma verdadeira imersão na história dos personagens. 

A narrativa de Um Outro Brooklyn é leve mesmo abordando assuntos sérios, a forma com Jacqueline fragmenta a história de Augusta indo e voltando no tempo não deixa a leitura cansativa, mas alivia um pouco da solidão que rodeia os dramas da sua vida.

Essa obra celebra mais do que a história de uma menina que cresceu com traumas da infância, ela mostra a realidade de uma época, sob o olhar de uma mulher negra, rodeada de seus amigos, com suas cicatrizes e suas alegrias. Revela a história de um bairro e ao mesmo tempo a história de varias culturas que construíram o que conhecemos hoje como Brooklyn.













Livro: UM OUTRO BROOKLYN
Autora: Jacqueline Woodson
Editora: Editora Todavia
Tamanho: 120 páginas
Valor: R$ 49,90 Versão física
R$ 34,50 Versão E-Book
Onde Comprar: LOJA TODAVIA

Imagens do livro: Agência Cansei De Ser Pop
Foto Autora: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *