Ícone do site Cansei De Ser Pop

Egito promove desfile faraônico para 22 múmias

Com direito a luzes e carros decorados com ouro, o governo do Egito, realizou no sábado (02), um desfile histórico de múmias reais do Novo Reino (séculos 16 a 11 aC). Saindo da Praça Tahrir, no Cairo, os 18 faraós e 4 rainhas foram transferidos para o Museu Nacional da Civilização Egípcia (NMEC), onde ficarão a partir de agora.

Além de toda estrutura de entretenimento para o evento que começou por volta das 18h (horário local), vários carros de polícia e a cavalaria da guarda nacional foram organizados para acompanhar a transferência dos antigos membros da realeza egípcia.

A cerimônia foi embalada pela música ao vivo da Orquestra Sinfônica da Ópera do Cairo, além de muitos efeitos pirotécnicos e transmissão ao vivo para todo mundo através da internet e rede de televisão estatal. O Egito passou por um período de forte aumento da covid-19 há um ano, mas os caso foram caindo.

A magnitude do evento repercutiu nas redes sociais e gerou várias teorias, entre elas uma curiosa: O governo achar que as reduções de mortes e infecções pela covid-19 seja uma espécie de livramento de mais uma praga.

Entretanto, para a comunidade internacional, o evento soa como um símbolo de soberania nacional, incentivo ao turismo e sobre tudo respeito a história da nação.

O “Desfile Dourado” como passou a ser chamado pela população, durou pouco mais de uma hora, no final o presidente (Abdul Fatah Khalil Al-Sisi), recebeu os antigos governantes no novo Museu Nacional da Civilização Egípcia, que começou a funcionar integralmente neste domingo (4).

“Este espetáculo grandioso é mais uma prova da grandeza […] de uma civilização única que chega às profundezas da história”, declarou o presidente egípcio, Abdel Fatah al Sisi, no Twitter.

As múmias dos reis e rainhas do antigo Egito foram descobertas em 1871 no Vale dos Reis e desde o começo do século passado estavam em pequenas salas do Museu Egípcio. Agora, as relíquias ganharam um espaço moderno, com controle moderno de temperatura e umidade e projeções que lembram os túmulos subterrâneos.

Assista ao desfile na íntegra:

Sair da versão mobile